Beato Honorato

PENSAMENTOS DO BEATO HONORATO

        Durante sua vida, Frei Honorato dedicou-se sem restrições à salvação das almas. Quis em tudo servir a esta causa e seus escritos foram uma grande contribuição para realizar este objetivo. Deixou-nos 128 publicações editadas e 37 obras preparadas para a edição. O imenso apostolado que ele desenvolveu por meio dos escritos, somam 60.728 páginas. Todas elas carregadas de muita sabedoria e profunda espiritualidade.

Desta rica e interessante produção literária selecionamos alguns pensamentos valiosos com o objetivo de que os ensinamentos de Frei Honorato, tão atuais, possam ressoar no coração e na vida dos seres humanos de hoje e os levem a construir o Reino de Deus em nosso meio.

        

Pensamentos

 

  1. Devemos santificar cada uma das nossas palavras com uma pitada de amor divino, pois de cada palavra dita sem refletir e pronunciada sem este amor, teremos que prestar contas diante de Deus.

  2. O objetivo principal de nossa vida é a glória de Deus. Para isso fomos criados e somente isso devemos buscar.

  3. Todos os anos que passei dentro da minha ordem, os passei numa grande alegria de espírito; cada dia era para mim com o se fosse uma nova solenidade.

  4. Se eu tivesse que viver mil vezes neste mundo, mil vezes escolheria esta e não outra vida.

  5. Deus quer muito mais almas perfeitas do que padres ativos e zelosos pregadores;

  6. Sempre ao sair do convento me lembrarei que estou saindo de Cristo, vou para Cristo em meus irmãos e voltarei para Cristo em minha casa. Deve ser assim. Eu sou todo de Cristo.

  7. A oração é a alma do santo zelo.

  8. A vontade de Deus seja para mim tudo. Prefiro ser um verme conforme a vontade de Deus do que , fora desta vontade, converter o mundo inteiro.

  9. Quem não está ele mesmo aquecido, não pode aquecer aos outros.

  10. Procurai a própria santidade e vereis que Deus fará realizar-se, sem qualquer esforço, o impossível.

  11. Quem vai andando quando é preciso correr, não conquistará o prêmio.

  12. Se Deus nos quer aqui, aqui faremos o nosso trabalho.

  13. Não é de uma vez que se passa de criança para adulto; não é de uma vez que se consegue a perfeição.

  14. Nossa vida parece uma viagem na noite escura pelo turbulento oceano; a fé é o farol que nos mostra o caminho ao porto seguro da felicidade; a fidelidade ao cumprimento de nossos deveres é um barco que nos protege das ondas violentas que o mundo nos propõe; a âncora que nos salva do naufrágio é a confiança em Deus; o amor é como o vento que enche as velas e sopra rumo ao céu.

  15. Não pertence a Cristo quem não pensa na eternidade.

  16. Deus é bom, Ele se lembra de cada aflição, cada decepção, cada luta que passamos servindo a Ele.

  17. Os estados elevados da alma e o dom da oração devem basear-se nas obras de caridade, na humildade e na observância da vida religiosa.

  18. O zelo e o fervor não consistem na sensibilidade, mas na fidelidade.

  19. Por maiores que sejam grandes as obras feitas foram da obediência, são como grandes passos fora do caminho. Uma alma obediente nunca se perdeu, enquanto a desobediente não chegou a ser santa.

  20. Deus dá imenso valor a todo pensamento e a todas as ações, por menores que sejam, quando realizadas por causa d’Ele.

  21. Devemos acolher a Palavra de Deus com todo o respeito e atenção; não importa se ela nos vem da boca de um famoso pregador ou com toda a simplicidade.

  22. Na obediência encontra-se toda a esperança de santidade.

  23. Ninguém se santificou sem renunciar à própria vontade.

  24. Este mesmo Deus que nos ombros do seu amado Filho pôs uma pesada cruz, coloca semelhantes cruzes, necessárias à nossa santificação, nos nossos ombros.

  25. Ao nosso século cabe uma grande tarefa: fazer triunfar a caridade marcada pelos sacrifícios, pelas ações e sentimentos fraternos.

  26. Se pudéssemos transformar toda a nossa nação numa grande sociedade mariana, que incessantemente pediria a ajuda e proteção de nossa Mãe e Rainha, poderíamos olhar com calma o nosso futuro, já que não pode se perder quem confiou nela totalmente.

  27. Coração que ardentemente ama Maria, não se perderá. Merece existir para a glória de Deus.

  28. Infeliz quem não consegue descobrir e valorizar o tesouro do sofrimento.

  29. Não sigas quem te promete paraíso na terra. Sem sofrimento ninguém se salva.

  30. O evangelho e a Eucaristia são para os cristãos, peregrinos nesta terra, o verdadeiro tesouro. Não há maneira melhor de conhecer e amar a Jesus.

  31. A verdadeira felicidade exige uma fé viva.

  32. Não adianta fugir da cruz que Deus nos preparou. É melhor acolhê-la logo e leva-la até o fim.

  33. Se permanecerdes fiéis à própria vocação, nada e ninguém vos atingirá, pois Deus vos protegerá de todos os perigos.

  34. O amor à penitência e à mortificação se manifesta mais em não buscar prazeres e satisfações próprias do que em sangrentas flagelações e jejuns.

  35. Não conseguirás a santidade se não amardes a oração.

  36. Somente a pouca confiança impedirá o pleno aproveitamento dos dons da Divina Providência.

  37. Tomar a sua cruz quer dizer pregar-se a si próprio à vontade de Deus com os pregos do temor de Deus, da esperança e do amor.

  38. Agrada a Deus muito mais quando lhe servimos no meio das dificuldades e desânimo do que na prosperidade e doçura espiritual.

  39. O dom da oração e outras graças divinas nos vem não em função da alta escolaridade e outras capacidades, mas sim, de um coração simples e humilde, desapegado das coisas terrenas.

  40. É bom quem se deixa levar pelo espírito de Deus, é mau quem se deixa levar pelos ideais do mundo.

  41. As almas dedicadas à oração formam um sacrifício perfeito para Deus e uma ponte de salvação para o país e toda a Igreja.

  42. Qual o mais curto caminho à santidade? A sagrada comunhão.

  43. Quero unir-me a ti, Senhor, como uma gota no oceano. Quero fundir-me no teu ser e desaparecer em ti.

  44. A cruz de Cristo sirva para o cristão como um espelho. Todos os dias, algumas vezes, veja nele se seu amor é semelhante ao de Cristo.

  45. Não importa se és rico ou pobre, podes ser feliz e salvo, contudo que sejas santo.

  46. É pura estupidez temer a perda das coisas que passam e não se preocupar com as coisas eternas, que talvez estejam bem perto de nós. O que valem estas, em comparação coma as outras?

  47. Dificuldades e perseguições é o caminho normal rumo à santidade e à glória.

  48. Somente quem verdadeiramente ama a Deus é capaz de crer firmemente no amor de Deus par conosco.

  49. A fé viva faz o ser humano viver mais no céu do que na terra.

  50. Leiamos o Evangelho com atenção e perseverantes procuremos na oração a chave de solução das dificuldades. Ao diretor espiritual peçamos os esclarecimentos e o conselho. E o Evangelho tornar-se-á o consolo da nossa vida, o assunto principal das nossas meditações e o livro mais querido.

  51. Um religioso no convento viva como na festa do casamento: seja para o refeitório, seja para as orações, seja para o trabalho intelectual ou físico, ande sempre radiante, movido pelo amor de Deus.

  52. Fraco é o amor que traça uma medida ou procura estabelecê-la, pois a medida do amor é amar sem medida.

  53. Quem não pensa em Deus ao longo da vida, dificilmente consegue procurá-lo na velhice; assim, muitos nem se lembram dele às portas da eternidade.

  54. Quem sabe participar bem da Santa Missa sente como se tivesse assistido todos os milagres do mundo.

  55. Uma só sagrada comunhão traz mais proveito do que a flagelação por um mês, viver consolações ou chorar de emoção nas orações.

  56. Jesus na comunhão não vem para ser teu doce consolo, mas para te fortalecer na caminhada.

  57. O santo zelo da alma, quando se trata da glória de Deus, é como que os raios do sol, como o vento que espalha o fogo, como os canais junto à nascente das águas.

  58. Vários cristãos parecem não servir a Deus, mas servir-se dele.

  59. Não há maior segurança no nosso caminhar a Deus que ter Maria por mãe.

  60. Os atritos que surgem servem para a lapidação dos caráteres, para formá-los e fortalece-los.

  61. Nossa vida deve ser um reflexo das virtudes de Jesus Cristo, que ele nos revela no mistério do altar: humildade, obediência, pobreza paciência, caridade e misericórdia.

  62. Uma fé viva faz com que todos os mistérios da fé se tornem mais claros e mais frequentes ao pensamento.

  63. A sagrada comunhão é um remédio. É muito imprudente quem se priva deste meio eficaz para evitar o pecado e para despertar o zelo.

  64. Não há outro caminho para a paz interior, senão o caminho da cruz.

  65. Pessoas do bem, ainda que não façam nada de especial, desenvolvem, só pela presença, uma influência benéfica.

  66. Deus geralmente procura e encontra seus eleitos, não na alta sociedade, mas no meio dos pequeninos e pobres, e a eles confia os mistérios do céu.

  67. Nunca conseguiremos esperar de Deus coisas grandes demais, já que Ele próprio quer que se espere d’Ele ainda maiores.

  68. É útil ao mundo quem serve a Deus e procura cumprir sempre a sua vontade.

  69. Todo ato de humildade, de renúncia, de obediência ou alguma mortificação é como um tijolinho para o conserto da Casa de Deus.

  70. As reclamações não sejam a nossa arma. O que traz a vitória é a oração e a paciência.

  71. Se acreditamos que Deus governa o mundo e nada acontece contra sua vontade, devemos acreditar também que nesse governo lhe importa a nossa santidade e que a ela se voltam todas as suas obras.

  72. Se Deus te experimenta, tenha certeza que está lhe preparando uma nova graça. Enquanto maior a graça, maior também costuma ser o sofrimento.

  73. Levar uma vida cristã autêntica exige uma entrega total a Deus e não só metade a Deus e metade ao mundo.

  74. Para acreditar no amor é preciso aprender a amar.

  75. Deus não se apega às palavras ou pensamentos humanos, para tudo lhe imputar como pecado, inclusive o que se faz sem má vontade.

  76. Não adianta encurtar o sono; os Apóstolos pescaram a noite inteira e nada pegaram. Quando atenderam Jesus, rompiam-se as redes.

  77. O mal precisa de propaganda; o bem vem de mansinho.

  78. Se vocês procuram verdadeiramente a glória de Deus, fiquem tranquilos pois Ele próprio fará tudo aquilo que vocês não conseguem.

  79. As coisas deste mundo adquirem um sentido bem profundo para quem ama a Deus de maneira sincera e de todo coração.

  80. Jejuar? E para quê enfraquecer-se? O vosso trabalho serve a Deus mais e melhor do que o jejum.

  81. No retiro espiritual sejam igual a uma tela esticada diante do pintor: aceitem tudo o que o pintor enviado por Deus quer expressar.

  82. Não reclames o que Jesus quer de ti, peça-o que tome para si ainda a si mesma.

  83. Não é uma arte servir a Deus na abundância; a arte é combater quaisquer que sejam as dificuldades e não desfalecer.

  84. O orgulho e a sensualidade são duas feras que nos desafiam e fazem lutar a vida inteira.

  85. Desejar receber revelações: eis que é orgulho.

  86. Nada serve melhor para formar a espiritualidade humana do que a vida em comunidade, onde as pessoas de caráteres mais diversificados têm que se suportar e achar meios de convivência.

  87. A vida religiosa não pode perecer, já que é constituída para Deus; sem ela não seria cumprido o Evangelho.

  88. A Igreja nos ensina que Deus, pelo amor que tem para conosco, tornou-se homem e morreu por nós. Quem não sente em si um amor semelhante não consegue acreditar nisso.

  89. Deus governa o mundo de tal  maneira que não força  a livre vontade do homem. Consegue, porém, permitir que aconteça apenas o que corresponde à sua divina providência

  90. No convento entra não quem já é perfeito, mas quem almeja a perfeição.

  91. Deus nunca deixa de nos amar.

  92. Não nos preocupemos com a salvação de outras alma, de mais almas em outro lugar ou em um tempo diferente ou de outro modo do que estas almas e só ali, e só naquele tempo e só deste modo que apraz a Deus.

  93. Educamos até agora com nossas palavras. Está na hora de educar com nosso exemplo.

  94. Os desejos alheios à nossa vocação a enfraquecem.

  95. O que mais sustenta a nossa fé é que, além de um conhecimento cada vez maior da nossa miséria e dos nosso pecados, acreditamos no mistério do amor divino.

  96. O que te falta na perfeição, complete na humildade.

  97. Ainda que as cruzes dos outros nos pareçam mais leves, a cruz que Deus dá a cada um é a mais apropriada.

  98. Para encontrar tudo em deus, devemos reconhecer o nosso nada. Devemos reconhecer-nos muito maus e fracos para conhecer a inefável bondade de Deus.

  99. Em primeiro lugar precisamos corrigir em nós aquilo que incomoda aos outros.

  100. Enquanto maiores as dificuldades, tanto maior será o proveito.

  101. Se uma ordem ou congregação vive fielmente a sua vocação, não há força no munda que poderia destruí-la.

  102. Se não conseguirmos afastar o nosso coração das coisas terrenas, nunca aprenderemos a oração perfeita nem contemplação das coisas divinas.

  103. A única desgraça do mundo é o pecado. E só ele poderá com razão entristecer-nos.

  104. Deus, que te deu a graça da vocação, te dará também a graça da perseverança, já que sem ela ninguém consegue ser fiel.

  105. Ninguém percebe quando cresce o seu corpo. Não pode perceber também o progresso espiritual.

  106. Caminhe no caminho da simplicidade e da humildade. Este é o mais seguro.

  107. Quando agrada a Deus servir-se da nossa miséria, não recusemos trabalhar em favor dos outros.

  108. As preocupações exageradas demonstram que ainda contamos muito nós mesmos.

  109. Deus permite, na sua bondade, que tenhamos algumas falhas, para nos proteger do orgulho, para que deparando-nos com a nossa miséria, não atribuamos a nós mesmos o fruto do nosso trabalho.

  110. As almas zelosas criam ao redor de si tal atmosfera moral que, sem perceberem, agem em favor não só de indivíduos, mas de todo o ambiente.

  111. É melhor se preocupar com o arrependimento do que ficar relembrando os pecados.

  112. Quando os que são melhores do que nós, rejeitam o apelo do Senhor Jesus, cabe a Ele servir-se da nossa miséria.

  113. Nenhum dos tiranos do mundo teve tantos e tão ferrenhos inimigos, quanto o nosso Salvador.

  114. Alegrem-se, queridas irmãs, se a congregação não surgiu com grandes recursos de bens, mas na pobreza. Este é o sinal que o começo foi de Deus.

  115. As pessoas que escondem diante do mundo a sua vocação e dedicação a Deus pela salvação das almas, imitam o exemplo da mais alta santidade, se fazem isso pela humildade ou para evitar as perseguições, ou seja para melhor servir ao próximo.

  116. Aos desejos pagãos de riqueza, orgulho, egoísmo e luxúria se contrapõem obras marcadas pela humildade, pobreza, mortificação e caridade.

  117. As escolhidas por si e não impostas por Deus, para nada servem.

  118. As pedras, que devem sustentar a construção inteira, levam não poucas marteladas, para saber se não se desfazem e se conseguem suportar todo o peso.

  119. A perseverança é a graça das graças.

  120. Reze com perseverança e não recues. O resto deixa nas mãos de Deus.   

  121. O melhor jeito de servir a Deus é o fiel cumprimento dos deveres e das tarefas.

  122. Além da grande honra de ser filho de Deus, não há maior que tornar-se filho de Maria.

  123. Não caia na tristeza. Isso vem do diabo.

  124. Deixemos para o mundo a luta pelo bem estar, pelo progresso material, a beleza das vestimentas e o luxo nas casas. Quanto à nós, amemos a santa pobreza.

  125. Nunca consegues ligar-te a deus se não te desligares de todo o restante.

  126. A profissão religiosa é um ato de entrega a um constante martírio, pois a gente tem que renovar este sacrifício dia a dia.

  127. Nada mais proveitoso para a alma que a humilhação.

  128. Todo pensamento que conduz a Deus pode ser considerado como inspiração do Espírito Santo.

  129. Só poderão agradar a Deus se estiverem lá, onde ele vos quer, fazendo aquilo e assim, o que e como ele quer.

  130. O trabalho é aquela oblação do seu corpo, dos sentidos e das faculdades, que todo homem deve diariamente apresentar a Deus.

  131. Deus é amor. Não procura em nós o lado errado, mas nas coisas erradas sabe encontrar algo de bom.

  132. Na medida em que crescem os desejos e ambições, diminui o zelo.

  133. Negligenciando o próprio progresso espiritual ireis, não só prejudicar a própria alma, mas vão fracassar no seu trabalho em favor das outras.

  134. Procure esvaziar teu coração de todo amor próprio, dos desejos, sonhos e apego às criaturas, das inclinações naturais e sentimentalismo e abre as portas do teu coração, Deus vai enchê-lo de imediato.

  135. A comunhão eucarística não pode ser considerada como prêmio de santidade, mas sim, como alimento espiritual e remédio. Quem está fraco, precisa mais de Jesus.

  136. Querendo ressuscitar com Cristo para uma nova vida, devemos animar nossos afazeres, por mais comuns que sejam, com mais sublime intenção.

  137. O nosso coração é aquele precipício, que nunca se consegue tirar dele os restos de amor próprio.

  138. A piedade não consiste só em reza, mas em organizar tudo conforme deus quer. Precisa oferecer a Deus todos os nossos afazeres e tudo mesmo.

  139. Toda tentativa de implantar nos corações humanos os santos princípios da nossa vocação serve para melhorar o mundo, mas deve-se fazê-lo não só com palavras, mas também com atos.

  140. Se queremos ressuscitar com Cristo para uma vida nova e mais perfeita, devemos tornar os nossos pensamentos, palavras e ações mais perfeitos na busca do Reino de Deus.

  141. Precisamos substituir a exagerada curiosidade pelos cuidados maternais.

  142. A minha morte já está decidida por Deus.

  143. Nossa perfeição não consiste em fazer coisas grandes e mirabolantes, mas sim, no perfeito cumprimento dos nossos deveres cotidianos.

  144. Não adianta pensar no que fizemos até agora. Pensemos no que ainda temos a fazer.

  145. Ame teus amigos de tal odo que isso ajude a ti e a eles a amar mais a Deus. E teus inimigos, ame-os de modo que se tornem amigos de Deus. Deste modo te tornarás o bem amado de Deus.

  146. A oração contém em si a força do apostolado. Se não podes fazer grandes pregações, podes fazer o apostolado rezando.

  147. Uma alma zelosa é como um espelho que reflete Deus, a eternidade e o céu.

  148. Se eu for santo, todos os trabalhos serão mais fáceis e proveitosos.

  149. Faça o que podes e Deus fará por ti o que não podes. Faça as coisas fáceis e Deus fará as difíceis.

  150. Quem sabe ser pobre, tem tudo junto a Deus.

  151. Nas coisas necessárias: unidade; nas incertas: liberdade; em tudo: caridade.

  152. Quero morrer como Ele: abandonado, desprezado pelos próximos e por todos, sem ver o fruto do meu esforço, das minhas obras e serviços, sem o consolo dos irmãos.

  153. Reconheço e confesso, que minha vida inteira era uma série interminável dos benefícios de Deus.