Imaculado Coração

HISTÓRIA

      A devoção ao Imaculado Coração de Maria, começou como uma prática ascética e particular e teve início no século XII juntamente com o culto (devoção) da Paixão do Senhor. É uma devoção cristã, na obra da salvação e como também na celebração, sempre unindo profundamente as pessoas de Jesus e Maria.

      Começou-se então a espalhar a devoção ao doloroso e sofrido Coração de Maria, que teve a alma transpassada pela espada da dor. A devoção ao Coração de Maria foi se espalhando à sombra da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A intuição da devoção particular foi confirmada com as aparições à francesa Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690). Ela foi uma fervorosa devota do Coração de Maria. Esta devoção se espalhou pela França, Bélgica, Alemanha, Polônia, Tchecoslováquia, Lituânia, Canadá. Durante este tempo, apareceu uma variedade de publicações sobre o Coração de Maria, em particular, se referindo à devoção. No final do século XIX surgiu o desejo de se consagrar ao Coração de Maria.

       No início do Sec. XX era costume na Igreja consagrar os primeiros sábados do mês em louvor ao Coração de Maria. O Papa Pio X no ano 1912, concedeu indulgência a todos aqueles que consagrarem (dedicarem) os primeiros sábados do mês em louvor ao Coração de Maria. Pio X também apoiou o costume de consagrar o mês de agosto em louvor ao Coração de Maria.

      No dia 28/11/1914 a Santa Congregação estabeleceu, que a festa do Imaculado Coração de Maria deveria ser celebrada no sábado depois da oitava de Corpus Christi. Esta festa foi estabelecida na intenção de que todas as nações experimentem a paz, para que a Igreja de Cristo viva a liberdade, para que os pecadores possam sentir o perdão das próprias culpas, e finalmente para que todos os fiéis cresçam no amor e na pureza, exercitando as virtudes.

      No ano de 1917 as aparições em Fátima confirmaram a intuição da fé da Igreja. A Mãe de Deus convidou as crianças, a que, por meio delas todos os fiéis praticassem a devoção a seu Imaculado Coração, para pedir a conversão dos pecadores, a expiação das faltas cometidas diante de Deus e por tudo o que ofende ao seu Imaculado Coração.

         No dia 08/12/1942 o Papa Pio XII consagrou a Igreja e o mundo ao Imaculado Coração de Maria. Quarenta anos depois João Paulo II renovou a cosagração do mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria. Era o dia 13 de maio de 1982 no santuário de Fátima. 

         Desde 13 de setembro de 1939 a devoção dos Primeiros Sábados do mês recebeu a aceitação da Igreja e se espalhou pelo mundo inteiro.

       Se a profunda a realidade de que muitos povos se afastam de Deus, por isso é sempre atual o chamado da Mãe de Deus para a conversão e a penitência. A divulgação da devoção dos cinco Primeiros Sábados do mês, continua a ser atual, pois Jesus deseja que Maria seja conhecida e amada.

              A tradição da fé da Igreja que trata a devoção do Coração de Maria, foi confirmada por Deus e expressa por sua Mãe no ano de 1917 em Fátima, Portugal. A bela Senhora do Céu apareceu para três crianças: Lúcia, Jacinta e Francisco. Ela veio pedir à humanidade, que mudasse de vida, e não entristecesse a Deus com os pecados graves e que se arrependesse.     Ela mostrou às crianças pequenas a assustadora realidade que é o inferno, onde vão as almas dos pobres pecadores. Disse que Deus desejava salvar os pecadores, proclamando no mundo a devoção para seu Imaculado Coração.

Jesus, nos dois anos seguintes, 15 de fevereiro de 1926 e 17 de dezembro de 1927, insistiu para que se propagasse esta devoção. Lúcia escreveu: “da prática da devoção dos Primeiros Sábados, unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria depende a guerra ao a paz do mundo”.