Quem somos

         

A Congregação das Filhas do Puríssimo Coração da Santíssima Virgem Maria, popularmente conhecida como Filhas do Coração de Maria ou simplesmente F.C.M., é uma Congregação Religiosa da Igreja Católica. Esta Congregação é de origem polonesa, foi fundado em 08 de dezembro de 1885 por um frei capuchinho polonês, o Beato Honorato Kozminski (1829 - 1916).

Frei Honorato realizou um grande apostolado em favor da Vida Religiosa Consagrada. Fundou 26 congregações religiosas, tudo isso para que a fé do povo polonês não morresse. Para fundar as Filhas do Coração de Maria, ele contou com a colaboração de Madre Paula Malecka (1852-1927), que se tornou a primeira madre e juntamente com um grupo de 30 professoras iniciou a Congregação. Esta é de Direito Pontifício, aprovada pela Santa Sé em 1930.

Na segunda metade do século XIX, a Polônia estava sob o domínio do governo russo, que era hostil à Igreja Católica. Muitos conventos e seminários foram fechados, muitos sacerdotes e religiosos foram exiladas ou assassinados. Diante desta situação de perseguição a vida religiosa na Polônia ia se extinguindo, surgiu a necessidade de renovar a vida religiosa. Beato Honorato, inspirado pelas profundas meditações que fazia do santo Evangelho, descobriu o ideal da Vida Oculta, que tem como objetivo seguir o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, composta por Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, por Nossa Senhora, a Mãe de Deus e por São José, o escolhido para ser o pai nutrício de Jesus. Jesus Cristo, Deus e Homem, escondendo sua divindade viveu ocultamente em Nazaré, sendo conhecido como o filho do carpinteiro. Semelhante exemplo de vida nos deu Maria Santíssima, sendo escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador, viveu de forma simples, dedicando-se de forma perfeita nos trabalhos domésticos, escondendo de todos sua alma Imaculada, guardando tudo nas profundezas do seu coração. E São José, que vivia humildemente, como um simples carpinteiro de um pobre vilarejo. Eles viviam ocultamente, sem nenhum sinal exterior de sua consagração. 

      Por isso nossa Congregação não possui hábito, dessa forma se torna possível a nossa presença em todos os ambientes, facilitando a evangelização e possibilitando o plantio das sementes do Evangelho em todos os lugares. Conforme nossas Constituições a Vida Religiosa Oculta é uma tentativa de viver o amor perfeito nos caminhos dos Conselhos Evangélicos, orientada à total dedicação interior da própria pessoa a Deus, sem manifestar ao mundo a sua vocação e sem usar sinais de sua consagração, conforme o exemplo da Sagrada Família de Nazaré.

Esta Congregação é de espiritualidade Franciscana e Mariana, tendo como tarefa de seu carisma o trabalho com crianças e jovens em escolas, creches e orfanatos e onde houver necessidade, conforme os dons de cada irmã.

     A Congregação possui casa em vários países da Europa e, em 1990 fundou uma missão no Brasil onde as irmãs estão, desde então, trabalhando na assistência e acolhimentos de crianças abandonadas e mal-tratadas e no trabalho com a catequese e auxílio aos padres e bispos nas necessidades da diocese. Atualmente as Filhas do Puríssimo Coração de Maria possuem quatro casas no estado de Goiás, sendo três destas Orfanatos, que abrigam em conjunto uma média de 150 crianças.